Monday, April 20, 2009

Questões acerca da Finitude - 15

Questões Acerca da Finitude – 15

Vinte e Oito de Sivan de 8582. Há dias que Astaroth não comparecia ao palácio real e nem a seu verdadeiro mundo. A República anexou ao seu território uma localidade chamada Mundo da Tranqüilidade; motivo: a demanda cada vez maior por energia. Novas linhas transmissoras serão construídas de forma a levar a cidade ariana pacotes cada vez mais elevados. O Dictator anunciou que qualquer decisão do Senado da República acerca dos crimes cometidos pelo Rei, seus Embaixadores, Ministros de Estado e demais encarregados da administração direta devem ter efeito apenas “educativo”, ou seja, histórico. Tal decisão fez com que Kamenev voltasse imediatamente a trabalhar na prefeitura da cidade ariana localizada no mundo mental superior e não mais foi visto falando qualquer coisa acerca de prisão ou rebelião. Kamenev, após a decisão do Dictator, também se colocou à disposição no tocante a administração do novo território anexado e no grande esforço que se está empreendendo para se alcançar a matemática da oitava dimensão e a reversibilidade do tempo.

Astaroth terminava de assinar seus costumeiros papéis e, finalmente, tomou coragem de transferir aos arquivos da República seus toscos rabiscos acerca de uma possível máquina do tempo e acerca da reversibilidade. Seus embaixadores trabalhavam concentradamente em vários projetos da República e todo o seu pessoal tinha sido, finalmente, aproveitado pela República. Isso incluía desde técnicos em manutenção de aeronaves, engenheiros, matemáticos até mesmo Ministros de Estado, Embaixadores, exércitos e tripulações treinadas. Todos serviam segundo um único comando. Astaroth se deixava levar por essas reflexões quando a gigantesca tela da sala de controle da Capela Negra abre.

Ludwig Wittgenstein: Imediato, favor localizar o autor do arquivo PJ29666 que foi recentemente transferido para nossos arquivos, sim?

Imediato Enver: Senhor, o autor dessa transmissão foi o Rei e quem o escreveu também foi o Rei. Existem determinadas seqüências de arquivos que somente saem dos complexos da Capela Negra. Não deve se esquecer que aqui era o centro do universo até bem pouco tempo.

Ludwig Wittgenstein: Imediato, até que ponto acredita que Astaroth possa formular qualquer coisa no âmbito da matemática?

Imediato Enver: Trata-se de um homem que guarda na cabeça projetos inteiros de astronaves de combate, Senhor. É impossível que se trate de um imbecil, não concorda?

Ludwig Wittgenstein: Vivendo e aprendendo. Boa essa, hein? Faremos análises mais criteriosas e retornamos. Faz alguma idéia de onde esteja Astaroth?

Astaroth: Procura por mim?

Astaroth ouvia todo o diálogo fora da área de captura de tela.

Ludwig Wittgenstein: Estou assombrado com seus conhecimentos de matemática. Apenas isso.

Astaroth: Então há algo errado aí. Eu tenho certeza que nada sei. Talvez fosse melhor mostrar isso para quem possa arbitrar acerca do assunto.

Ludwig Wittgenstein: Eu preferia a época em que você mandava em tudo e em todos. Você era menos arrogante e dava até para conversar com você.

Imediato Enver: Caro Senhor, tome cuidado com suas palavras. O Rei deve ser tratado por Alteza ou Majestade! Está incorrendo em crime de insubordinação!

Ludwig Wittgenstein: Esqueceram de avisar aí que o Império não mais existe? Vou analisar aqui o arquivo e darei retorno.

A tela se fecha.

Imediato Enver: Peço perdão, Alteza. Não sabia que esse insolente o iria destratar.

Astaroth: Ele não me destratou. Talvez eu seja das pessoas a que menos mereça qualquer respeito mesmo quando pretendo ajudar.

Embaixador Vossner: Não se deixe abater. Tal como nós, Alteza, o Senhor ainda é muito útil. O fato de alguns não mais reconhecerem a autoridade imperial não significa que ela não possa mais agir.

Astaroth retorna a seu lugar de contemplação quando a tela novamente se abre diante de todos.

Ashter Solis: Senhor Meu Marido está aí, não?

Astaroth: Sim, Senhora Minha Esposa.

Ashter Solis: Estou organizando, agora, as rotinas de algoritmos possíveis para que possamos, de alguma forma, programar suas questões e fazer com que as mesmas possam ser interpretadas por computadores. Até este momento, os computadores da Basílica Republicana informam que se conseguiu o grande feito na reversibilidade no tempo. Vamos ver na prática agora. Não gostaria de observar o experimento? Desligaremos a energia de mais de quinhentas cidades daqui a dois dias para nosso experimento.

Astaroth: Senhora Minha Esposa fico feliz se estiver certo em meus rascunhos. Porém, tenho a impressão de que algo muito grave está em curso e devo meditar a esse respeito.

Onze de Tammuz de 8583. O ano novo chegou para os árias e por força do costume todo o antigo Império comemorou a data com grandes festas. Ashter e Astaroth abençoaram o povo da nona e lá fizeram a transição para mais um ano na história ariana. Isso foi a onze dias aproximadamente. Hoje, onze de Tammuz, Astaroth e Ashter estão sob os céus da quinta infradimensão a bordo da RA 02 que deveria ter assumido prioridade um para os sistemas.

Ashter Solis: O experimento da reversibilidade no tempo foi bem sucedido, Senhor. Penso que gostaria de saber disso. O problema é o gasto de energia que é muito elevado e o torna impraticável para nossa tecnologia no momento. Enviamos um tijolo eterno e um robô biológico a base de carbono para o ano de 1789 A.D., pouco antes da queda de Luís XVI, o rei justo. Obtivemos imagens da época e todos trataram o nosso robô como se ser humano fosse. Conseguimos trazer o robô de volta e o tijolo também, o que prova que o tempo é linear. Os cristãos estão certos, meu Senhor.

Astaroth: O fato de algo funcionar não atesta a sua verdade. Ninguém sabe ao certo o que são ondas de rádio, nem o que é a luz e muito menos o que seja a eletricidade. Porém, nos beneficiamos dos efeitos dessas coisas. De modo algum, apreendemos qualquer essência acerca desses fenômenos que se plasmam na imanência tal qual imagem. Na verdade, me pergunto se há algo para se saber. Talvez, o fenômeno por si seja, da imagem, aquilo que ela representa e somente isso. A imagem é tudo.

Ashter Solis: Como cientistas não podemos pensar assim, meu Senhor. É necessário que a ciência tenha a crença de que há a forma substancial das coisas ou uma possível essência das coisas, uma possível essência do ser das coisas.

Astaroth: Senhora Minha Esposa, estamos a bordo de uma astronave que tem o tamanho de um pequeno bairro de uma cidade pequena. Ela pesa toneladas e mais toneladas. Consegue se manter no ar terrestre mesmo tendo sua matéria modificada atomicamente e ainda, contra a força da gravidade, se içar do Oceano Pacífico enfrentando enormes contra-forças. Podemos explicar o funcionamento de uma astronave como esta, porém, no fundo não sabemos e nem vamos saber porque tudo isso funciona. Vamos perguntar a um engenheiro como funciona o gerador degauser, depois vamos perguntar a ele o que são ondas eletromagnéticas. Perguntemos a um de nossos sábios isso! Ninguém o sabe. Sabe, Ashter, prefiro a humildade do não-saber do que a pretensão de se pensar saber algo. As coisas apenas funcionam e isso é tudo.

Imediato Osklen: Vamos diminuir a potência dos motores, frenando.

Imediato Carcass: Diminuindo em vinte e cinco porcento da velocidade da luz a cada cinco minutos.

Admiral Klasher[1]: Computadores alinhados para calcular aterrissagem em cinqüenta minutos terrestres.

Gal. Moshe Dayan[2]: Ivanov há algo errado com a pista. Contactar estação repetidora do lado republicano da cidade.

Imediato Dastsein[3]: Nada de errado, General. Pode prosseguir com a aterrissagem.

Gal. Moshe Dayan: Vamos fechar os sistemas de comunicação da nave. Continuar frenando. Contactar Basílica Republicana, porém sem nos anunciarmos.

Tudo parecia bem na Basílica e Dayan abriu canal anunciando-se.

Gal. Moshe Dayan: Vida Longa à República! Aqui é a RA 02 sob espaço aéreo da quinta infradimensão, setor republicano da cidade, calculando aterrissagem. Gostaria de saber se há algo errado no setor republicano da cidade ariana. Planejamos aterrissar em quarenta minutos.

V.M. Chaos: Estranho, não vemos na tela a imagem da astronave. O senhor acionou o sistema de invisibilidade?

Nota de post scriptum: conforme se nota aqui, a idéia resta incompleta. Como para nós, na data presente, é impossível recompor o cenário pensado pelo V.M. Astaroth, no momento em que se processa a narrativa, então, mantemos o escrito como se apresenta – inconcluso.



[1] Trazido de volta “a vida” pelos Projetos Orpheu, Sexto Dia e Gênesis.

[2] Ressuscitado pelos mesmos Projetos acima descritos.

[3] Estação repetidora 415 do lado republicano da cidade ariana.


Digitação, Revisão, Formatação, Tradução dos Idiomas Inglês e Espanhol, Aulas de Filosofia. Solicite Nossa Tabela de Preços: monografias.dissertacoes@gmail.com .